Futuro incerto da Ceasa Joinville preocupa vereadores e produtores rurais |
Longas filas de espera para exames endoscópicos preocupam população de Joinville
-
Foto: CVJ / Divulgação -
Mais de 11 mil pacientes aguardam por atendimento na rede pública de saúde da cidade, gerando preocupações sobre a capacidade de atendimento e a qualidade dos serviços
A espera por exames de endoscopia e colonoscopia na rede pública de saúde de Joinville atingiu um patamar alarmante, com mais de 11,4 mil pacientes aguardando atendimento, conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a gerente de regulação da saúde, Franci Machado, a situação se agravou no ano passado devido ao descredenciamento, por razões sanitárias, de uma clínica que realizava parte dos exames do município. Essa medida contribuiu significativamente para o surgimento das longas filas de espera que estão sendo enfrentadas atualmente.
Mesmo com a abertura de editais, não houve interesse por parte das instituições em assumir os exames, o que agrava ainda mais a situação. Franci Machado destacou que os valores previstos na Tabela SUS para os procedimentos, como o repasse de apenas R$ 48 para uma endoscopia, são considerados defasados.
Diante desse cenário preocupante, o vereador Pastor Ascendino Batista (PSD) propôs que a Prefeitura amplie o convênio que realiza a compra dos exames no Hospital Bethesda. Atualmente, o Bethesda é a única instituição que realiza os exames para pacientes ambulatoriais. Já para os pacientes hospitalares, os exames são realizados no Hospital Regional.
O presidente da Comissão de Saúde, Brandel Júnior (Podemos), defendeu a utilização de uma emenda federal para a compra dos exames junto ao Bethesda, buscando assim mitigar o problema das longas filas de espera e garantir o acesso rápido e eficiente aos serviços de saúde para a população joinvilense.
Deixe seu comentário